Sobre um novo desejo: costurar

Eu comecei a ter vontade de costurar faz muito tempo, mas só em junho é que iniciei as aulas. No meu blog eu explico bem certinho como foi essa trajetória.

O que mais costurei foram esses estojos, mas já fiz um chapéu-abajur, uma bolsa borboleta e outras experimentações

Eu fiz o primeiro módulo, bem pra iniciantes. Só que eu queria fazer mais aulas, aprender mais! Conversando com a Pat, minha professora, eu lembrei daquele vídeo que a gente postou aqui no blog, faça você mesmo: transforme uma camisa em uma calcinha; pronto surgiu a ideia, vamos tentar fazer uma calcinha!

Quando eu cheguei na aula as professoras (Pat e a Eli) ficaram tão empolgadas que sugeriram de fazer um sutiã também. Eu topo! Claro!

A primeira calcinha ficou assim, digamos, folclórica (nas palavras da minha mãe, hahahaha) - agora vem aquela parte que nada melhor do que o fazer para aprender. Eu comprei um elástico comum. Não um elástico próprio para lingerie. Tem diversos tipos, com várias larguras, adornos, cores, etc. Chama elástico bico de pato, ou só elástico de bico. Você encontra em armarinhos e lojas mais especializadas. Não é qualquer armarinho que tem esse elástico e muito menos com grande variedade de modelos. Segundo erro básico: a renda que eu comprei era totalmente errada! De poliéster, muito larga e a cor que eu achei que ia combinar acabou virando um carnaval, ou festa de bumba meu boi.

Por fim, o último “erro”, coloco entre aspas por que não foi exatamente um erro. Essa calcinha que eu costurei, a gente (eu e a Eli) tirou o molde de uma calcinha que eu já tinha. Tirar o molde de uma peça com elástico não é algo lá muito simples, e muito menos certeiro. A modelagem da calcinha ficou muito pequenina. Na frente ficou quase do jeito que eu queria, mas no bumbum ficou praticamente um fio. Só que um fio potchatchado, engorvinhado, frufruzento. Acho que deu pra entender, né?

peça piloto é assim mesmo

Bem, a verdade é que minhas professoras me falaram pra eu corrigir uma série de defeitinhos na parte do acabamento e eu falei no, no, no. Isso porque eu queria fazer outras calcinhas e ter essa como um referencial, a primeira calcinha que eu costurei ficou assim. Acabamento tosco, aviamentos errados, modelagem diminuta. E ainda assim eu tenho amor por ela, foi a primeira, né? A Eli já fez uma nova modelagem pra mim que eu ainda não testei. Assim que eu fizer eu posto aqui o resultado.

Agora tem a segunda parte, o sutiã que eu fiz na aula. A diferença que deu só de usar os aviamentos corretos é impressionante. Fora que eu já estava um pouco mais treinada para pregar elástico com a costura reta e zig-zag. O sutiã ficou uma belezinha, parece sutiã de menina-moça. “Meu primeiro sutiã”.

tem como ser mais inocente?

O sutiã também teve alguns probleminhas com a modelagem, que já eram esperados. O sutiã ficou pequeno. Isso aconteceu porque a modelagem que a gente usou na aula era pra sutiã feito em lycra, que estica. E eu fiz o sutiã com tecido plano, sem elastano. Também será corrigido, testado novamente, até chegar no tamanho ideal.

Gente o que eu to achando mais incrível na costura é exatamente isso. Você faz a primeira peça (peça piloto) e sempre acha uma série de detalhes para arrumar, para melhorar. É quase como uma metáfora para a vida, fazer para então refazer melhor, e assim sempre.

Ah, você se interessou pela aula de costura? Dá uma passadinha no blog das minhas professoras, o Rainhas da Costura, e vai fazer uma aula, oficina. É muito legal aprender a costurar, eu to amando! ;)

Sobre Laís de Souza

A Lalá fez Design Gráfico na UEL e foi lá que ela conheceu a Rê e foi se apaixonando pela moda. Saiu de Londrina em 2008 e terminou a pós dela em Styling de Moda pelo SENAC-SP em 2010. Mora em São Paulo e trabalha com produção de moda e styling. Apaixonada por música, fotografia, tudo que se pode vestir, amigos, família e por-do-sol. Ah sim, e agora a Lalá arrumou mais uma paixão: underwear! "keep the car running"
Esse post foi publicado em Renda Fiada faz e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Sobre um novo desejo: costurar

  1. Pingback: Costurando uma calcinha | Renda Fiada

  2. Renata Dania disse:

    Lélis, o sutiã ficou muito fofo! Quero um em tule com pérolas baby bordadas *.*

  3. rosalinacavalheiro disse:

    oi quero aprender a fazer calcinhas de rendas como faço pra aprender?
    ro

    • Renata Dania disse:

      Olá, Rosalina. Pretendemos fazer um post de um passo-a-passo de calcinha de renda. Vai ser um modelo bem simples. Continue acompanhando o blog e depois nos conte o que achou. Obrigada!

Deixe uma resposta

